Nós já falamos anteriormente aqui no nosso blog sobre os chakras, os corpos sutis e a nossa aura. Agora, vamos nos aprofundar um pouco mais no estudo desses vórtices de energia que temos conosco, um a um, a começar pelo chakra da base, localizado na base da coluna vertebral, na área do cóccix.
O chakra da base é o nosso centro de autopreservação, do nosso instinto de sobrevivência. Ele é o chakra que determina a nossa ação, além de controlar e energizar o sistema muscular e esquelético. Como o coração é basicamente feito de músculos, o chakra da base também pode afetar o coração físico.
Também conhecido como chakra da raiz, ele é como se fosse a raiz da nossa árvore da vida. Com ele bem energizado, a nossa vida consegue fluir com mais tranquilidade, assim como o nosso corpo físico visível. Pessoas deprimidas, para baixo, podem estar com o chakra da base subativados ou com depleção.
O mantra desse chakra é lam, que impede que nossa energia desça abaixo de nosso fundamento, ou seja, abaixo deste primeiro chakra. Ele regula nossas necessidades primárias como seres humanos, é por meio dele que decidimos viver ou morrer, ou como sobreviveremos e prosperaremos. Entende-se que ele é feito do elemento terra, proporcionando um fundamento para o mundo físico.
Informações retiradas de “Os Chakras e suas Funções”, de Mestre Choa Kok Sui disponível na Editora Ebei e de “Enciclopédia de Anatomia do Corpo Sutil” de Cyndi Dale.