O que são sons binaurais?
Os sons binaurais, também conhecidos como binaural beats, são técnicas de som utilizadas em tratamentos para reduzir o estresse e a ansiedade, aumentar a concentração, melhorar a qualidade do sono, ler de forma mais atenta e efetiva, entre outros exemplos.
Na física, o som é uma onda que se propaga a partir da vibração de suas moléculas. Cada som tem uma frequência e quando você toca duas frequências separadas em cada ouvido (as batidas binaurais fazem isso), como por exemplo, 140 Hz e 149 Hz, a diferença fica de 9 Hz e o cérebro compensa essa diferença experimentando um terceiro som, justamente de 9 Hz. São nessas frequências que os sons binaurais funcionam.
Os sons binaurais funcionam mesmo?
O uso das batidas binaurais são baseadas em estudos feitos com eletroencefalograma, realizando a medição de ondas cerebrais. Existem vários testemunhos de boas indicação para o uso e alguns pesquisadores tentaram comprovar a eficácia dos sons binaurais, mas nenhum conseguiu uma prova efetiva.
Em várias pesquisas, no entanto, os participantes afirmavam ter atingido o estado cognitivo esperado, mas isso pode também ser causado pelo efeito placebo. Ou não, né… Existem mais coisas entre o céu e a terra que sonha nossa vã filosofia.
Quais são as frequências usadas nas batidas binaurais?
Os sons binaurais foram criados com o objetivo de sincronizar as nossas ondas cerebrais com a frequência das batidas do som. A depender da frequência “que sobra”, como expliquei no primeiro item, é possível atingir alguns estados cognitivos, como:
- Delta (< 4Hz): Sono Profundo
- Theta (4Hz-8Hz): Relaxamento Profundo/Sonolência
- Alpha (8Hz-13Hz): Relaxamento/Reflexão/Fechar os Olhos
- Beta (13Hz-30Hz): Concentração/Ansiedade/Alerta
- Gamma (>30Hz): Atividade mental elevada/Medo
Essas frequências são geradas a partir da diferença de frequência de sons emitidos no ouvido esquerdo e direito, por isso, os sons binaurais funcionam melhor com um bom fone de ouvido.